quinta-feira, 23 de maio de 2013

RATINGS DAS AGÊNCIAS CLASSIFICADORAS DE RISCO

Ratings de longo prazo (+de 1 ano)
  Moody´s Fitch Standard &Poor's
GRAU DE INVESTIMENTO Aaa AAA AAA O MAIS ALTO GRAU
Aa1 AA+ AA+ QUALIDADE DE CRÉDITO MUITO ALTA
Aa2 AA AA
Aa3 AA- AA-
A1 A+ A+ QUALIDADE DE CRÉDITO  ALTA
A2 A A
A3 A- A-
Baa1 BBB+ BBB+ QUALIDADE DE CRÉDITO BOA
Baa2 BBB+ BBB+
Baa3 BBB- BBB-
GRAU ESPECULATIVO Ba1 BB+ BB+ GRAU ESPECULATIVO
Ba2 BB BB  
Ba3 BB- BB-  
B1 B+ B+ GRAU ALTAMENTE ESPECULATIVO
B2 B B
B3 B- B-
Caa1 CCC+ CCC+ SUBSTANCIAL RISCO DE CRÉDITO
Caa2 CCC CCC
Caa3 CCC- CCC-
Ca CC CC NÍVEIS DE RISCO DE CRÉDITO BASTANTE ALTOS
C C C NÍVEIS DE RISCO DE CRÉDITO EXCEPCIONALMENTE ALTOS
  D D INADIMPLENTE EM SEUS RISCOS FINANCEIROS

Os indicadores econômicos americanos

Saiba por que eles mexem com os mercados em todo o mundo
 
Conhecer os índices econômicos americanos é importante, pois trata-se dos índices que mostram o desempenho da maior economia mundial. Problemas na economia norte-americana podem afetar toda a economia global, e portanto todo investidor deve saber o que são, o que dizem e para que servem estes índices.
 Toda semana várias indicadores e relatórios econômicos são liberados. No passado, profissionais experientes e economistas saiam na frente ao recebê-los em primeira mão. Mas o surgimento da internet mudou esta situação dando a todos o acesso rápido às informações.
 Indicadores econômicos podem causar grande impacto no mercado, sabendo como interpretá-los e analisá-los é importante para todos os investidores. Sem mais rodeios, aqui estão os onze índices econômicos americanos que acreditamos todo investidor deveria saber.
 Abaixo você acompanha o que é o Consumer Price Index e sua relevância para os mercados. No fim desta página você verá os outros 10 indicadores restantes.
 
Consumer Price Index - CPI
 
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) é considerado a medida de inflação mais utilizada e considerada também como um indicador da eficácia da política de governo. O CPI é uma cesta de bens de consumo (e serviços) rastreada mês a mês (excluindo-se os impostos). Estes bens de consumo incluem tudo, desde o preço das fraldas até as despesas com funerais.
 As informações do CPI são coletadas em 87 áreas através de todos os Estados Unidos, de 22.000 estabelecimentos varejistas e de serviços. Dados dos aluguéis pagos pelos indivíduos também são coletados de 50.000 proprietários e inquilinos.
 O CPI é está disponível para dois grupos: o grupo CPI-U (Todos os Consumidores Urbanos); e o grupo CPI-W (Assalariados Urbanos e Funcionários de Escritório).
 A Secretária de Trabalho americano estimou que o CPI-U cobre todos os gastos feitos pelos assalariados e representa aproximadamente 87% do total da população americana. O CPI-W inclui apenas as horas trabalhadas dos indivíduos e cobre praticamente 32% da população.
  O que isso significa para o Investidor?
 O CPI é um dos indicadores econômicos mais seguidos e considerado como um grande causador de oscilações no mercado. Um CPI subindo indica inflação, um grande aumento no CPI é algo que o Mercado não gosta de ouvir muito.
 Inflação é a taxa na qual os preços para bens e serviços está subindo e por conseguinte, nosso poder de compra está caindo. Se a inflação sobe siginifica que cada dólar que você possui, comprará menos serviços e bens de consumo. O Banco Central americano luta contra o aumento da inflação aumentando as taxas de juros básicas, no curto prazo.
 E as taxas de juros crescentes tem um lado ruim para os investidores e as empresas porque o custo de empréstimo de dinheiro aumenta.
 Preste muita atenção no "núcleo da taxa". Pois este núcleo exclui energia volátil e preços de alimentação para que se obtenha uma visão mais estrita dos preços em geral. O mercado financeiro normalmente espera por um aumenta no CPI numa taxa anual de 1 a 2%. Qualquer coisa acima disto é uma alerta de inflação.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
 O CPI é um indicador extremamente diversificado que cobre milhares de bens de consumo e serviços em 200 categorias. O que o CPI mostra é considerado extremamente acurado.
 Nos últimos anos o índice tem sido levemente alterado para aumentar o peso dos custos médicos que são uma despesa crescente devido aos "baby boomers" que estão entrando na aposentadoria.
 Fraquezas dos resultados apresentados pelo indicador
 Não há ajuste, por substituições, no CPI. Por exemplo, se o preço da tequila dobra, assume-se que você continuará a comprar tequila mesmo com o preço mais alto, sem trocá-la por whiskey ou outro tipo de bebida.
 Se um novo tipo de bem de consumo ou serviço é introduzido no mercado consumidor, pode levar anos para o CPI incluí-lo no índice.
 O CPI exclui aqueles que vivem em fazendas ou outras áreas rurais.
  

Conheça os Principais Indicadores Econômicos Americanos:
  
Beige Book
 
É o termo comumente usado para o relatório liberado pelo FED sob o título: Resumo de Comentários das Condições Econômicas Correntes realizado pelo Banco Central Americano. No original inglês: Summary of Commentary on Current Economic Conditions by Federal Reserve District.
 É publicado antes das reuniões do FOMC - equipe que discute a taxa de juros norte-americana - e é usado para informar aos membros deste sobre as mudanças na economia desde a última reunião.
 O relatório é publicado oito vezes por ano, duas segundas-feiras antes do encontro do FOMC, às 2:15PM EST (16h15 - horário de Brasília).
 Cada banco central reúne informação anedótica sobre as condições econômicas atuais em seu distrito através dos relatórios dos diretores de bancos e de setores e das entrevistas com economistas, experts do mercado e outras fontes. O Livro Bege resume esta informação por distrito e setor.
 
O que isso significa para o Investidor?
 O Livro Bege não é considerado como grande causador de movimentos no mercado. É uma medida referente à força da economia e não apenas um comentário sobre as visões dos membros do FED. Ocasionalmente, ele pode fazer o mercado se mover se os resultados forem uma grande surpresa em relação às expectativas dos analistas.
 Veja o que podemos relevar sobre os resultados mostrados no livro:
 Forças dos resultados mostrados
  Os resultados do Livro Bege são considerados muito atuais, pois os dados encontrados no livro são de apenas duas semanas atrás.
  O Livro Bege é o que os membros do FOMC leram antes da reunião da taxa de juros e assim é um excelente indicador de que direção os juros irão tomar.
 Fraquezas dos resultados mostrados
  O livro não é uma visão do que os membros do FOMC podem estar pensando sobre a economia, ele apenas mostra fatos econômicos de várias regiões do país. Além do mais, o Livro Bege não contém nenhuma série de dados, é apenas informação descritiva.
  A informação de cada região pode variar dependendo da importância. Por exemplo, um distrito do FED pode liberar informações detalhadas sobre as fazendas e sítios, enquanto outra região não, até mesmo por não ter áreas de fazendas, como as grandes capitais.
  
Consumer Confidence Index - CCI
 
O Índice de Confiança do Consumidor (CCI) é lançado pela Conference Board. (Há outros índices como o Índice de Sentimentos de Michigan - Michigan Sentiment Index - o qual é lançado todo mês pela Universidade de Michigan). A pesquisa de Sentimentos do Consumidor é baseado em uma amostra de 5.000 lares americanos e é considerado um dos mais acurados indicadores de confiança. E este índice vai muito além de calcular o número de anúncios de 'precisa-se' nos classificados de emprego dos jornais para detectar como está o mercado de trabalho.
  
O que isso significa para o Investidor?
 A idéia por trás do índice de confiança do consumidor é que quando a economia garante mais empregos, salários mais altos e taxas de juros mais baixas, aumenta a confiança e poder de consumo dos americanos. Você como investidor deve procurar por mudanças de tendência, muitas pessoas usam uma média móvel de três a seis meses. O índice atual deve se mover acima ou abaixo desta média móvel para você considerar uma indicação de mudança significante no índice de confiança. Mudanças de mês a mês não são consideradas relevantes sobre a tendência maior.
 O Índice de Confiança é olhado de perto pelo Banco Central americano quando este se reúne para determinar as taxas de juros, a qual afeta o preço das ações. Baixando as taxas de juros torna-se mais fácil o crédito o qual, ultimamente, tem dado suporte aos gastos dos consumidores e aos altos níveis de confiança - algo que o mercado de ações adora ouvir.
 Mantenha em mente que baixando as taxas de juros não é algo que gere um impulso instantâneo na confiança. Isso pode levar de seis a oito meses para os cortes nas taxas de juros agirem na economia. Por outro lado, se a confiança está subindo rapidamente pode desencadear uma alta na inflação.
 Veja o que podemos relevar sobre os resultados mostrados pelo CCI:
 Forças dos resultados mostrados
  Os dados são divididos em várias regiões por todo o país, portanto as diferenças na confiança do consumidor (de acordo com cada área) tem implicações no mercado imobiliário americano.
  Se a pesquisa reporta que há expectativas de aumento de salários, isso é um indicador que o mercado de trabalho está indo bem.
  Os dados são atuais e considerados previsores dos movimentos no ciclo de negócios.
 Fraquezas dos resultados mostrados
  Este indicador (CCI) é apenas uma pesquisa, e sem dados históricos para tirar "fotografias" do passado. É apurado apenas o que as pessoas planejam gastar e não os dólares que realmente gastaram.
  Este indicador também não prediz ou prevê os resultados futuros porque não há informações sólidas.
 

Employment Cost Index - ECI
 
O Índice de Custo Empregatício é uma pesquisa realizada no último mês de cada trimestre e refere-se à folha de pagamento. O ECI rastreia as oscilações no custo de trabalho e inclui salários, benefícios colaterais, e bônus para empregados em todos níveis das companhias. Salários e recebimentos perfazem aproximadamente 75% do valor do índice.
 
O único benefício não incluído no ECI são as opções de ações que os empregados recebem, que na verdade não custam nada para serem emitidas pelos empregadores.
 
A Secretaria de Trabalho americana pesquisa em mais de 3 mil empresas do setor privado e em mais de 500 locais de administração municipal, escolas e outras organizações do setor público.
  O que isto significa para o Investidor?
 Este indicador não é o mais observado, mas está entre um seleto grupo de indicadores que têm poder suficiente para mexer com os mercados, especialmente durante épocas de inflação. A idéia por trás do ECI é que com o aumento de salários, a pressão inflacionária aumenta. Isto ocorre principalmente porque a compensação tende a aumentar antes mesmo das companhias aumentarem seus preços ao consumidor (inflação).
 O ECI é particularmente útil quando é comparado à inflação e às taxas de crescimento da produtividade. Você pensaria que seria ideal ver aumentos de salários numa taxa similar a de inflação e produção. Mas, se os custos empregatícios estão subindo e a produção não, isso pode traduzir-se como problema para as companhias.
  
Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  O ECI é dividido em regiões geográficas diferentes, tipos de emprego, e tipos de benefícios.
  O ECI é observado de perto pelo FED porque é considerado um alerta antecipado de inflação.
 Fraquezas dos resultados apresentados pelo indicador
  Os dados que compõem o índice não são muitos atuais, porque são liberados apenas a cada três meses.
  O ECI não inclui a folha de pagamentos do governo federal, a qual perfaz 2 a 3% de toda a força de trabalho americana. Ele não inclui empregados municipais e estaduais.
  Este índice não é ajustado por sazonalidade.
  
Employment Situation Report
 
O Relatório da Situação Empregatícia é um indicador mensal que contém duas grandes partes. Uma parte refere-se ao desemprego e aos novos empregos criados. O relatório diz a taxa de desemprego e a mudança na taxa de desemprego. A segunda parte do relatório indica dados como a média semanal de horas trabalhadas e a média de recebimentos por hora trabalhada. Esta média é importante para determinar a tensão no mercado de trabalho, a qual é a maior determinante de inflação.
 A Secretaria de Trabalho pesquisa por mais de 250 regiões por todo os Estados Unidos e cobre praticamente todas as maiores indústrias, desde a de transformação até a de tecnologia da informação.
 O que isso significa para o Investidor?
 Este indicador é definitivametne um dos mais olhados pelos mercados financeiros. O relatório quase sempre mexe com os mercados. Os investidores estimam que esta informação no relatório Empregatício é muito atual, sendo os dados de menos de duas semanas atrás. Este relatório fornece uma das melhores fotografias da saúde econômica.
 Este indicador pode também dar o tom dos mercados para os próximos meses. Por exemplo, um fraco desempenho da situação empregatícia , mostrado no relatório, pode significar que outro indicador como o Vendas a Varejo produza resultados negativos. O relatório dos empregos também divide os dados na Indústria. Por exemplo, uma mudança significativa nos empregos da construção civil pode predizer o que o indicador de Vendas de Casas Novas (Housing Starts) dirá daqui alguns meses.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  A informação é muito atual, de apenas alguns dias atrás.
  É o melhor indicador do desemprego, pressão salarial, e de todo o mercado de trabalho.
  É um indicador bem diversificado que cobre 250 áreas nos Estados Unidos e em cada grande indústria.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  Os empregos de verão / sazonais tendem a distorcer os resultados.
  
Gross Domestic Product - GDP
 
O Produto Interno Bruto (Gross Domestic Product) é uma medida bruta de atividade de mercado. Representa o valor monetário de todas as mercadorias e serviços produzidos por uma economia sobre um período especificado. Isto inclui consumo, compras de governo, investimentos, e a balança comercial (exportações menos importações).
 O PIB é talvez o indicador maior da saúde econômica de um país. Normalmente é medido numa base anual, mas dados trimestrais também são liberados. O Departamento de Comércio libera um "relatório adiantado" no último dia de cada trimestre.
 Em um mês, ele segue com o "relatório preliminar" e então o "relatório final" é liberado outro mês mais tarde.
 O PIB (GDP na sigla em inglês) é representado de duas formas:
  "Dólares Atuais " que representam preços atuais em cada período.
  "Dólares Constantes " concentram as mudanças nos preços através dos tempos.
 O "PIB em Dólar Corrente" iguala o valor de mercado de bens e serviços produzidos. Enquanto o "PIB em Dólar Constante", também conhecido como o PIB real, representa a quantidade de produção econômica, o qual é usado para medir toda a taxa de crescimento econômico.
 
O que isso significa para o Investidor?
 Os dados mais recentes do PIB americano tem uma importância relativamente alta para os mercados financeiros. O PIB indica o passo em que a economia do país está crescendo (ou encolhendo). Se o crescimento do PIB falha em equiparar-se ou chegar perto das expectativas do mercado, as ações podem pagar o preço por isso.
 Tradicionalmente, a taxa média de crescimento da economia americana é de 2,5 a 3% ao ano. Os economistas acreditam que esta variação média representa a média de crescimento e é a que deve ser sustentada no longo prazo pelo PIB.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  O PIB é considerado o mais amplo indicador do crescimento e da produção econômica.
  Preste atenção em inventários crescentes, ele pode indicar que o crescimento está diminuindo, ou que a demanda do consumidor está mudando.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  Os dados não são muito atuais porque são liberados trimestralmente enquanto que muitos outros indicadores econômicos são liberados mensalmente.
 
 
Housing Starts
 
Este indicador econômico rastreia quantas novas moradias ou edifícios são construídos durante todo o mês. Para a pesquisa, cada casa ou cada simples apartamento é contado como uma "nova moradia". Ou seja, um prédio com 200 apartamentos serão contados como 200 novas moradias.
 Os dados incluem toda as propriedades públicas e privadas, com a única exceção sendo as casas móveis (trailers), que não são contadas.
 A maior parte dos dados do Housing Starts é coletada através de aplicações e licenças para construções de moradias. Os dados do índice de Novas Moradias é oferecido em formato ajustado e não ajustado sazonalmente.
O que isso significa para o Investidor?
 Este indicador não é um grande criador de oscilações nos mercados financeiros, mas tem sido reportado pelo Censo americano que a indústria de construção de novas moradias representa mais de 25% dos investimentos no país e algo como 5% de toda a economia nacional.
 O índice Housing Starts é considerado como um indicador líder, isso significa que ele detecta tendências futuras na economia. Um declínio no índice mostra que a economia está lenta, enquanto que uma alta no índice de atividade de novas moradias pode empurrar a economia fora de uma situação de economia fraca.
 Contudo, tenha cuidado com um relatório em que o índice se mostre consideravelmente muito forte, isso não é bom porque pode ser interpretado que o crescimento é extremamente forte e pode conduzir a uma alta na inflação.
 O fato de que o Housing Starts é muito relacionado com as taxas de juros significa que os dados referentes às novas moradias têm um forte efeito no mercado de bônus e nas previsões para as oscilações das taxas de juros. Então, cria-se a expectativa de que quando as taxas de juros sobem, o número de novas moradias decline.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  Os dados do índice são como um olhada mais a frente e considerados muito atuais (recentes)
  Os dados são ajustados considerando-se sazonalidades climáticas.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  Não há diferenciação dos valores das novas moradias. Por exemplo, o índice Housing Starts pode ter subido, mas talvez a maioria das novas casas sejam de baixo valor.
  Licenças de edificações não significam necessariamente que novas moradias estão para ser construídas, na verdade as contruções podem começar muitos meses depois das licenças serem aprovadas.
 
 
Philadelphia Fed Index (Business Outlook Survey)
 A Pesquisa de Perspectiva de Negócios é uma pesquisa mensal de fábricas localizadas ao redor dos estados de Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware.
 As companhias pesquisadas indicam a direção das mudanças em todas as suas atividades de negócios e nas várias medidas de atividade em seus parques fabris. São feitas perguntas concernentes à emprego, horas trabalhadas, pedidos novos e pedidos não preenchidos, ordens de remessa, tempo de entrega, preços pagos e preços recebidos.
 
A pesquisa é realizada a cada mês desde maio de 1968. O índice indica expansão quando vem acima de zero, e contração quando abaixo.
 O que isso significa para o Investidor?
O Philadelphia Fed Index é considerado um bom indicador de mudanças em tudo relacionado a emprego, preços gerais e condições dentro das indústrias de transformação. Aliás, este setor da indústria é considerado como o precursor das condições econômicas futuras e ele prepara o terreno em direção a uma recuperação econômica. Por exemplo, numa econômica fraca se a indústria de transformação começa a contratar há uma expectativa de que a economia começa a melhorar mais adiante.
 Este índice não é um grande causador de oscilações no mercado, mas os resultados apresentados na pesquisa podem indicar o que esperar para o Purchasing Managers' Index, que virá alguns dias depois e cobre todo os Estados Unidos.
Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  A pesquisa é atual, os dados são liberados menos de três semanas após o ínicio do mês.
 As perguntas da pesquisa são feitas baseadas no mês corrente em comparativo com o mês anterior, e é perguntado também a perspectiva dos entrevistados para os próximos seis meses.
 Fraqueza dos resultados apresentados pelo indicador
  Ele apenas cobre três estados americanos, portanto a performance do índice não necessariamente aplica-se a outras áreas do país.
  O índice pode às vezes ser muito volátil por que é baseado nos que os donos das fábricas sentem, grandes abalos na econômica podem levar a distorções nos sentimentos deste pessoal.
 
Producer Price Index - PPI
 
O Índice de Preço ao Produtor (PPI) não é amplamente utilizado como o índice CPI, mas ainda é considerado como um bom indicador de inflação.
 Formalmente conhecido como o "índice de preço ao atacadista", o PPI é uma cesta de vários índices que cobrem muitas áreas que afetam os produtores nacionais. O PPI inclui indústrias como as de transformação, de pesca, de agricultura e outras referente às commodities.
 Todo mês, aproximadamente 100 mil preços são coletados de 30 mil firmas de transformação e produção.
 Existem três áreas primárias que compõem o PPI. Estas três áreas são as indústrias de base; as de produtos agrícolas; e as de bens proces-sados como a de energia e combustíveis.
 O que isso significa para o Investidor?
 O PPI é outro importante indicador que os investidores prestam muita atenção. Não é tão forte quando o CPI em detectar a inflação, mas porque inclui bens sendo produzidos e isso é frequentemente uma previsão dos dados irão sair no próximo CPI.
 O PPI também é muito usado pelos funcionários das companhias para determinar contratos de compra e venda futuras. Por exemplo, um aumento repentino no PPI pode significar que os contratos de vendas futuras também irão ampliar.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  O PPI mede os preços dos produtos antes deles serem vendidos para os varejistas, portanto ele pode prever a oscilação no próximo CPI.
  O PPI é frequentemente utilizado para reduzir a importância das grandes quantias de dinheiro que circulam nas companhias e para medir a produção e o crescimento reais das mesmas.
 Fraquezas dos resultados apresentados pelo indicador
  O PPI exclui os preços de produtos importados, portanto ele não detecta necessariamente os preços ao atacado, para as companhias que atuam em outros países.
  
Purchasing Managers Index (PMI)
 
O PMI é um índice composto e baseado nos cinco maiores indicadores que incluem: novos pedidos, níveis de inventários, produção, entregas de suprimento, e desenvolvimento do Emprego. Cada indicador tem um peso diferente e os dados são ajustados por fatores sazonais.
 A Associação dos Gerentes de Compra realiza a pesquisa com mais de 300 gerentes de compra em todo o país, os quais representam vinte diferentes indústrias.
 Um índice PMI acima de 50 indica que a indústria de transformação está expandindo enquanto que abaixo de 50 significa que está contraindo.
 
O que isso significa para os Investidor?
 O relatório PMI é um indicador extremamente importante para os mercados financeiros assim como também é o melhor indicador de como está a produção nas fábricas.
 O índice é popular por detectar pressão inflacionária bem como anda a atividade econômica industrial. Duas coisas que os investidores prestam muita atenção. O PMI não é tão forte como o CPI em detectar inflação, mas por causa dos dados serem liberados um dia depois do término do mês apurado, ele é considerado muito atual.
 Se o PMI reportar uma mudança inesperada, geralmente ocorre uma rápida reação nos mercados de ações. Uma área em especial no relatório é o crescimento dos Novos Pedidos, o que prediz a atividade na indústria de transformação para os próximos meses.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  Extremamente atual, os dados do relatório são de um dia atrás.
  O PMI é frequentemente usado para ajudar a predizer o PPI que é liberado algumas semanas depois.
  Para muitos, é o melhor retrato da situação do setor fabril americano.
 Fraquezas dos resultados apresentados pelo indicador
  A pesquisa dá três possibilidades de respostas - rápida, a mesma, lenta. Todavia, os resultados não são tão específicos.
  O índice deixa de fora os custos empregatícios, que são uma grande parte dos custos de produção.
 
 Retail Sales Data
 
As Vendas a Varejo são uma força condutora chave na economia dos Estados Unidos, este indicador registra as vendas de mercadorias feitas pelas companhias na área de vendas a varejo e isso inclui desde os mercados da rede Wal-Mart até a menor mercearia.
 A Secretaria do Censo americano não obtém, certamente, os dados de todas as pequenas lojas varejistas. Então, o que ela faz é pesquisar centenas de firmas e estabelecimentos, de diversos tamanhos, que ofereçam algum tipo de venda varejista. A maioria dos estabelecimentos pesquisados são uma amostra casual de varejistas que estejam a pagar suas taxas e contribuições ao governo federal americano.
 Todo mês os dados são liberados e mostram a mudança percentual em relação ao último mês. Um número negativo indica que as vendas deste mês decaíram sobre as vendas do mês anterior.
 O que isso significa para o Investidor?
 Este indicador causa grandes oscilações no mercado, especialmente para as ações de empresas varejistas. Os dados de vendas varejistas são muito atuais porque são liberados duas semanas após o término do mês analisado.
 Forças dos resultados apresentados pelo indicador
  Os dados são extremamente atuais.
  As perguntas da pesquisa são dadas baseadas no penúltimo mês em relação ao último mês.
 Fraquezas dos resultados apresentados pelo indicador
  Os dados de vendas varejistas não são os mais acurados. E os dados de três meses atrás são geralmente revisados todo mês e as revisões podem acabar mudando muitos dados anteriores.
  Os dados são geralmente muito voláteis e é difícil de se criar uma tendência para eles.
  O indicador é baseado em dólares gastos, portanto uma alta nos preços (ou a inflação) poderia fazer com que o índice pareça ter subido.